Gripe aviária no Brasil: ovos suspeitos serão destruídos

 Gripe aviária no Brasil: Ministério da Agricultura e Pecuária ativou plano de contingência.

O governo de Minas Gerais anunciou o descarte preventivo de 450 toneladas de ovos fecundados originários de uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A medida foi tomada após a confirmação, na última quinta-feira (15), de um foco do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O descarte ocorreu neste sábado (17) na região Centro-Oeste de Minas.


Gripe Aviária No Brasil Ovos Suspeitos Serão Destruídos

Gripe Aviária No Brasil Ovos Suspeitos Serão Destruídos




Os ovos em questão são utilizados para fecundação e produção de aves, e não para consumo humano. O governo estadual enfatizou que a gripe aviária, embora letal para as aves, não representa risco para a população, pois não é transmissível por meio do consumo de carne ou ovos.


Ovos suspeitos serão destruídos


A ação de descarte foi considerada essencial para manter o controle sanitário, visando à contenção e erradicação da doença, além de preservar a capacidade produtiva do setor avícola local. Essas medidas fazem parte do Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), estabelecido entre a União, estados e setor produtivo em 2022, após o primeiro foco da doença na América do Sul.


O Mapa informou que todos os ovos para incubação fornecidos pela granja onde o foco foi identificado foram rastreados, reforçando o compromisso com a segurança sanitária e a transparência nas ações de controle da doença.


Brasil Tem Casos De Gripe Aviária

Brasil Tem Casos De Gripe Aviária




Gripe aviária no Brasil


A influenza aviária de alta patogenicidade é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, podendo levar à morte das aves infectadas. Embora casos em aves silvestres tenham sido registrados no Brasil, o consumo de carne ou ovos de aves não representa risco para a saúde humana, conforme orientações das autoridades sanitárias.


O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as secretarias estaduais de Agricultura continuam monitorando a situação e reforçando as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, com especial atenção às granjas comerciais e áreas de risco.


A população é orientada a não manipular aves mortas ou doentes e a comunicar imediatamente às autoridades sanitárias locais qualquer suspeita de gripe aviária.

Postagem Anterior Próxima Postagem