Dados são do novo levantamento da Locaweb em parceria com a Conversion, que investigou o comportamento digital da população no Google.

“ChatGPT, gere uma imagem”. “Meta AI, corrija o texto a seguir”. “DeepSeek, traduza este conteúdo”. Desde a chegada da Inteligência Artificial (IA) no Brasil, algo que tem ganhado força entre os internautas é a procura pelos chamados prompts de comando (instruções para que a IA generativa entenda exatamente o que deve fazer), o que as pesquisas mais recentes da população nos mecanismos digitais vêm comprovando.
Para se ter uma ideia, somente nos últimos doze meses, buscas online relacionadas a termos como “prompts de Inteligência Artificial” e “comandos para IA” registraram aumento de 65% em todo o país, impulsionando mais de 200 mil idas ao Google de Norte a Sul — em geral relacionadas à criação de imagens, vídeos e textos escritos.
Em um contexto de ampla concorrência entre as ferramentas, os dados, analisados recentemente pela Locaweb e Conversion, trazem em sua maioria menções ao ChatGPT, que já conta com 300 milhões de usuários no mundo, segundo a OpenAI.
Ora, mas se o que não faltou no último ano foram pesquisas por instruções do tipo, quais são os comandos “prontos” mais buscados pelas pessoas na internet? Quem tem a resposta é a especialista em serviços de internet, que apresenta, ao lado da agência de SEO, não só as buscas mais populares entre os internautas, mas dicas para extrair o que há de melhor das IA.
Escrevendo o texto perfeito com ajuda da IA
Embora pareça uma tarefa sem segredos, alguns dos comandos para IA mais buscados pelos internautas revelam como, no dia a dia, nem sempre é tão simples solicitar que tecnologias como o ChatGPT ou Meta AI apresentem textos de fato convincentes — e que condizem com os objetivos de cada usuário. Mas, afinal, o que solicitar à IA para garantir que ela nos retorne exatamente o conteúdo que desejamos?
O segredo, de acordo com a Locaweb e Conversion, é apenas um: ser o mais específico possível, tanto no que diz respeito à estrutura do texto pretendido (extensão, título e palavras-chave, por exemplo) quanto ao seu intuito, contexto e abordagem a ser seguida.
Surgiu aquela demanda de última hora e deseja produzir um texto para o blog da empresa? Basta especificar todos os atributos que orientarão o tom final do pedido, como o público-alvo em questão, a quantidade de parágrafos e o tipo de enfoque (se será jornalístico, analítico ou opinativo). Precisa de um suporte rápido para redigir a legenda de uma imagem? É só seguir o mesmo raciocínio, incluindo descrições do que acontece na peça e os efeitos que quer gerar em quem a acessará, como nos prompts compartilhados a seguir:
2. Criar posts para redes sociais: “Desenvolva uma série de posts para redes sociais sobre [tema], voltados para [público-alvo]. Os posts devem seguir um tom [definir tom: educativo, inspirador, humorístico, etc.] e incluir [formato: carrossel, vídeo, infográfico, etc.].”
3. Escrever uma copywriting: “Escreva uma copy persuasiva para [objetivo da copy, ex.: anúncio, e-mail marketing, página de vendas] sobre [produto/serviço]. A copy deve destacar os seguintes benefícios: [listar benefícios] e conter um CTA eficaz para [ação desejada do público]”
Prompts de imagem para IA: qual o segredo para não errar?
Você sabe por que, hoje, é tão comum se deparar com imagens confusas geradas pela IA generativa, normalmente com falta de qualidade, erros de português ou desconexão entre seus elementos visuais?
Em parte por limitações das ferramentas, que ainda enfrentam desafios técnicos para interpretar os pedidos das pessoas, em parte devido à formulação dos comandos fornecidos pelos usuários — seja por conterem informações vagas, contraditórias ou genéricas demais.