A Câmara de Vereadores de Conceição do Jacuípe realizou a 1ª Sessão Ordinária do mês de fevereiro nesta quarta-feira (2), com a presença de todos os 13 vereadores.
Na abertura da sessão, a presidente da Câmara, Jecica Lima (PC do B), convidou o vereador Oseas Pereira (PSD) para fazer a leitura litúrgica do dia. Em seguida, a diretora parlamentar, Maria do Carmo (PSD), fez a leitura da ata da sessão anterior, que foi dispensada por ter sido encaminhada por e-mail aos vereadores.
No grande expediente, o primeiro a falar foi o vereador Oseas Pereira (PSD). O vereador falou de sua indicação para instalação de um semáforo de trânsito na Rua Sete de Setembro próximo ao Cemitério e também uma indicação para a construção de uma pista de atletismo no estádio municipal. O vereador também se declarou como pré-candidato a vereador no próximo pleito eleitoral.
O próximo na fala foi o vereador Rafael Brito (PSC). O vereador agradeceu pelo apoio e recepção pelos moradores da Vila Esperança, e aproveitou para apresentar as reivindicações da vila. Em seguida, o vereador apresentou as cobranças da localidade chamada Joel Caetano, uma delas foi a solicitação de um serviço de capina no posto de Saúde e a troca de lâmpadas nos postes. O vereador também cobrou sobre os remédios para os hipertensos que estão em faltas nos postos de saúde da cidade. "Eu só cobro o que é direito de povo", disse o vereador.
O vereador André Santos (PP) foi o próximo a falar e iniciou sua fala sobre a feira de saúde que atendeu a população presente no centro da cidade, distrito do Picado e distrito do Bessa. "Precisa oferecer para cidade o que é de melhor da saúde", disse o vereador sobre a assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação do Hospital Municipal. O vereador informou que o distrito do Picado está fazendo abaixo assinado para não aceitar a Embasa no local, pois não está indo de forma completa e total que não atenda o distrito.
O vereador Bruno Nery (Republicanos) falou das lâmpadas queimadas por vários pontos da cidade. Ele apoia a indicação do vereador Jodilson sobre a atualização dos salários dos fisioterapeutas. O vereador também vai analisar e investigar a situação de dois ônibus escolares, no qual ele não deu mais detalhes pois primeiramente que ter certeza da situação, caso seja confirmado, na semana que vem ele irá a tribuna cobrar. "A onde me chamar estou indo", disse sobre as localidades por onde passou.
O vereador Denilson Silva (Republicanos) iniciou mostrando a sua indignação sobre o transporte dos pacientes da cidade.
O vereador Didi (PL) apoiou aos indicativos dos vereadores Oseas, Jodilson. O vereador cobrou uma melhoria e uma verificação dos critérios de escolha para serviços sociais, pois existem cidadãos que se visivelmente estão dentro dos critérios mas não são atendidos. Outra cobrança é a situação das coletas de lixo na cidade e dos funcionários que estão com salários atrasados, e reforçou a cobrança do vereador Rafael Brito sobre a construção de uma creche na Vila esperança, "aquela comunidade precisa de equipamentos de educação", disse o vereador. Didi levanta um questionamento sobre o vencedor da licitação para reforma e ampliação do Hospital Municipal GI, e obra é a maior na história da cidade em quesito de valor. O vereador encerra sua falar dizendo que "o palco é o MDB 15 e vamos trabalhar para restruturar o partido".
A vereadora Flávia Teixeira (PSD) falou sobre a falta da iluminação pública da cidade, a vereadora declarou apoio às indicações apresentadas. Ela informou em sua fala que o CAPS não tem remédios.
O vereador Gustavo Correia (Republicanos) iniciou cobrando sobre os transportes escolares, falta de acostamentos, falta de pagamentos de alguns funcionários da cidade, as construções de casas, a falta de medicamentos e a limpeza pública.
O vereador Jodilson Cerqueira (PSDB) falou de seu projeto sobre a atualização dos salários dos fisioterapeutas na cidade e fala de suas solicitações para construção uma casa de farinha no Bessa e uma Torre de telefonia móvel para o Distrito do Picado. "A Nossa Função é cobrar e Trabalhar", disse o vereador.
A presidente da Câmara Jecica Lima (PC do B) falou que a saúde do município comparada a saúde de outros municípios está ótimo, ela citou que logo no município terá exames de tomografia, que foi adquirido com recursos próprios. Os projetos do vereador Jodilson foram aprovados. A sessão se encerrou às 11h06min.
Fonte: Carlos André/É Coisa Viu