Os baianos que sonham com a casa própria terão novas oportunidades para adquirir uma unidade residencial, através do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
A iniciativa deve ampliar a entrega na Bahia, de acordo com a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, que participou da assinatura do Termo de Acordo de Compromisso MCMV Rural entre a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado, em ato que ocorreu na Sala das Cidades e Estados, no Edifício Helltower, em Lauro de Freitas, na tarde dessa terça-feira (18).
A representante da instituição bancária anunciou a construção de 3,5 mil moradias na área rural e o recebimento da proposta de 350 novos empreendimentos no estado, capaz de gerar 51 mil unidades de habitação.
A necessidade de moradias na Bahia é uma demanda urgente. De acordo com levantamento de 2019 – recalculado em 2023 – da Fundação João Pinheiro, instituição de pesquisa de Minas Gerais que investiga o mercado de habitação no Brasil, a Bahia tem um déficit de 420.425 moradias. Desse quantitativo, quase 75% (311.652) é concentrado na área rural do estado.
Vale ressaltar que o programa federal de habitação tem como propósito facilitar a aquisição de moradias populares e a construção de conjuntos habitacionais na cidade ou no campo.
Fonte:Jornal Correio