A Petrobras anunciou
nesta terça-feira (16) a nova política de preços que vai definir o valor dos
combustíveis no Brasil. Em conjunto, a estatal anunciou também o fim da
paridade de preços do petróleo com o mercado internacional.
Em vigor desde 2016, o preço desses produtos
no mercado interno acompanha as oscilações internacionais, ou seja, não há
intervenção do governo para garantir preços menores. "Os reajustes
continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os
preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da
taxa de câmbio", diz o comunicado.
Segundo nota da Petrobras, a nova
"estratégia comercial" usa duas referências de mercado que são o
custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação e o
valor marginal para a estatal.
"O custo alternativo do cliente
contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos
mesmos produtos ou de produtos substitutos", explica o comunicado da
Petrobras, publicado no G1.
Já o "valor marginal",
segundo a petroleira, é "baseado no custo de oportunidade dadas as
diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e
exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino".
"Com a mudança, a Petrobras tem mais
flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores
condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que
comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores",
diz o texto.