GOVERNO DO ESTADO PRETENDE IMPLEMENTAR TRANSPLANTE DE CÓRNEA NO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS

 

Estado pretende implementar transplante de córnea no Hospital Geral Roberto Santos

Transplantes de outros órgãos também devem ser ampliados

O governo do estado planeja implementar o procedimento de transplante de córneas e ampliar os serviços de transplante renal no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). O tema foi discutido na terça-feira (18), em uma reunião entre o diretor médico do HGRS, Osvaldo Neto, e o coordenador da Central de Transplantes do Estado, Eraldo Moura.

A unidade já é referência em transplante renal, mas para atender a alta demanda pelo procedimento é necessária a ampliação do serviço. Durante a reunião, Osvaldo Neto, pontuou que o reforço na captação de órgãos será uma das medidas adotadas para aumentar a realização dos transplantes

Na ocasião, também foi realizada uma análise do que é necessário para habilitar o hospital para realizar o transplante de córnea, uma vez que o HGRS já é uma unidade que realiza captação do tecido. Eles chegam de todo o estado e são armazenadas lá, até que a Central de Transplantes do Estado autorize a liberação para pacientes inscritos na lista única de transplante.

Segundo Osvaldo Neto, é necessário fazer um trabalho de conscientização e mobilização junto aos profissionais de saúde em relação à doação, para ampliar a captação de córneas e outros órgãos.

As expectativas para o futuro, segundo Eraldo Moura, são promissoras, já que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza estudos para a ampliação da rede de captação e transplante de órgãos e, no caso específico do Hospital Roberto Santos, ele destacou, durante a reunião, que há o empenho da gestão da unidade o que contribui para acelerar o processo.

Fonte e Foto: Correio24 hs

Postagem Anterior Próxima Postagem